Sandra Motta
Artista Multimeios
NATUREZA GUARDADA
A artista Sandra Motta é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Atualmente a artista, Bacharel em desenho/Belas Artes – Universidade Federal/M/Brasil é representada pela Orlando Lemos Galeria. e vem pesquisando a fitofisionomia dos Campos Rupestres que ocorrem na Serra do Cipó/MG, o Cerrado e também os biomas Amazônia, Pantanal, Pampas e Caatinga.
De maneira particular a artista evidencia no momento uma pesquisa detalhada das espécies do Campos Rupestre (fitofisionomia do Cerrado) o qual tem uma importância particular mundial no campo de pesquisa da botânica pelos biólogos brasileiros e ingleses.
A leitura de seu desenho botânico em lápis grafite permeia leve linguagem contemporãnea quando ilustra algumas espécies pequeninas em maior tamanho e que extravazam a composição não deixando de ser tecnicamente um desenho botânico. A artista apresenta espécies ilustrando a diversidade e a beleza desse ecossistema e também com o objetivo de conscientizar as pessoas da preservação.
A artista também tem o objetivo de ilustrar a frente o maior número de espécies presentes no Campos Rupestres, principalmente e em primeiro lugar as espécies que possuem risco iminente de extinção as quais constam na lista vermelha mundial, as vulneráveis e as quase ameaçadas de extinção.
A artista mineira é pioneira no mundo e única na atualidade a realizar desenhos botânicos por meio da técnica em lápis grafite, conforme documento Token do escritório Ruach Token /SP – Londres (@ruach.cc, @ruachtoken), é representada em Londres pelo escritório de arte @ruachoffice e em Minas Gerais pela @orlandolemosgaleria
A importância dos Campos Rupestres
O bioma situado nas terras alta da Serra do Cipó, região esta pertencente à Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, protegida pela UNESCO, conta com uma flora de espécies ancestrais que afloram em quartzítico. e são consideradas endêmicas e restritas dessa região datada do período pré-cambriano, ou seja, 1,8 bilhões de anos por depósitos marinhos.
É considerado um ecossistema megadiverso exclusivo do Brasil que abriga mais de 5.700 espécies da flora nacional com níveis de endemismo acima de 40% (Miola et al. 2021 e é reconhecido como OCBIL Silveira 2016) ou seja, evolução, ecologia, as melhores práticas de conservação de paisagens muito antigas e requer atenção explícita na política e gestão de conservação (Bond 2022).
Nacionalidade
Brasil
Categorias
Desenho em Grafite, Escultura e Pintura
Temas
Botânica e Abstrato








